Após vitória fora de casa, Esquadrão recebe o Atlético Nacional na Fonte Nova em confronto direto por vaga nas oitavas e liderança do Grupo F.

Recuperação no momento certo
Depois de empatar na estreia da fase de grupos da Libertadores jogando em casa, o Bahia se reergueu com uma vitória importante sobre o Nacional, no Uruguai. Com isso, o Tricolor de Aço chega à 3ª rodada motivado e com chances reais de assumir a liderança isolada do Grupo F. Para que isso aconteça, basta vencer o Atlético Nacional, da Colômbia, nesta quinta-feira (24), às 21h, na Arena Fonte Nova.
O que está em jogo
Atualmente, o Internacional lidera a chave com cinco pontos, enquanto o Bahia ocupa a segunda colocação com quatro. Logo atrás, aparecem os colombianos com três, e o Nacional do Uruguai fecha a tabela com apenas um ponto. Portanto, em caso de triunfo, o Esquadrão não apenas alcança a ponta do grupo, como também abre quatro pontos de vantagem para o 3º colocado — cenário que pode ser determinante para garantir a vaga nas oitavas.
Histórico joga a favor
Além disso, de acordo com um levantamento do perfil @ECBahiaNumeros, em situações semelhantes a essa, os times com sete pontos sempre avançaram à próxima fase. Desde então, todos os grupos com a mesma configuração terminaram com o segundo colocado tendo, no mínimo, sete pontos. Dessa forma, a matemática também joga a favor do Tricolor.
Moral elevada após vitória no Brasileirão
Além da boa fase internacional, o Bahia chega embalado pela vitória sobre o Ceará no último jogo do Brasileirão. O gol nos acréscimos garantiu não apenas os três pontos, mas também um alívio para o grupo, que vinha sendo pressionado por resultados abaixo do esperado.
Vale destacar que, vários titulares foram poupados naquela partida e chegam fisicamente mais preparados para o confronto desta quinta. Jogadores como Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Erick Pulga estarão disponíveis para começar jogando.
Reforços importantes
Somado a isso, o técnico Rogério Ceni contará novamente com o atacante Willian José e o meia Michel Araújo, que retornam após ausências por desgaste e lesão, respectivamente. Por outro lado, ainda estão fora o goleiro Ronaldo, o lateral Arias e os zagueiros Gabriel Xavier e Kanu.
Possível escalação e informações do jogo
A tendência é que o Bahia vá a campo com: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir (ou Cauly), Lucho Rodríguez (ou Willian José) e Erick Pulga.
O Atlético Nacional, por sua vez, terá desfalques importantes como Kevin Viveros, lesionado, e Marino Hinestroza, suspenso. Além disso, o técnico Javier Gandolfi cumprirá suspensão e não comandará a equipe à beira do campo.
Ficha técnica:
-
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
-
Horário: 21h (de Brasília)
-
Árbitro: Mario Díaz de Vivar (PAR)
-
Transmissão: ESPN 4 e Disney+