Na reta final da preparação para a quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia ajustou os últimos detalhes visando o confronto com o Ceará. A partida acontece nesta segunda-feira (15), às 20h, na Arena Fonte Nova, e pode marcar a primeira vitória do Tricolor na competição.

Com reforços e baixas, veja como o Bahia deve enfrentar o Ceará
Antes de mais nada, é importante destacar que o técnico Rogério Ceni ainda enfrenta problemas com lesões. Gabriel Xavier, Kanu e Michel Araujo estão vetados e sequer foram ao campo nos últimos treinos. Além disso, Ronaldo e Santiago Arias, que saíram lesionados na derrota para o Cruzeiro, também devem ser desfalques, já que seguem em tratamento na academia.
Portanto, a defesa e o meio de campo precisarão de reformulações. Essas baixas forçam Rogério a buscar alternativas dentro do elenco, o que pode impactar diretamente no desempenho da equipe.
Retornos aliviam parte da pressão
Por outro lado, nem tudo são más notícias. Rodrigo Nestor e Iago Borduchi participaram normalmente das duas últimas atividades e devem reforçar o time. Inclusive, a volta de Iago surge como uma oportunidade para poupar Luciano Juba, que atuou nos seis jogos mais recentes.
Além disso, a presença de atletas do sub-20 nos treinos foi uma alternativa encontrada por Ceni para manter o ritmo e trabalhar variações táticas, sobretudo diante da série de ausências.
Provável escalação do Tricolor
Diante do cenário atual, o Bahia deve ir a campo com:
Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba (ou Iago Borduchi); Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir (ou Cauly), Erick Pulga e Luciano Rodríguez.
Assim, o time mantém sua espinha dorsal, mas com possíveis alterações pelas laterais e meio-campo.
Jogo decisivo para sair da parte de baixo da tabela
Atualmente, o Bahia soma apenas três pontos em quatro jogos, o que o mantém na zona de rebaixamento. Sendo assim, vencer o Ceará em casa se torna fundamental não só para ganhar confiança, como também para se afastar da parte inferior da tabela.
Enfim, a expectativa da torcida é grande. Resta saber se o Tricolor conseguirá transformar a pressão em motivação e, finalmente, somar os três pontos.